| Entre em contato: (31) 99983-8576
Header & Footer Color
 


Background Pattern:



Reset

Qualidade de vida nas Empresas (matéria publicada no Jornal Rabisco da Gráfica Formato de Belo Horizonte, em maio de 2012)

Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo...


Com 25 anos de atuação, Cláudia Brito é graduada em Psicologia, com formação em Terapias Corporais nos Estados Unidos. Atualmente faz pós-graduação em Acupuntura.


Você sabe o que e qualidade de vida? Especialistas explicam que, além de significar uma boa saúde física e mental, qualidade de vida quer dizer estar de bem com você mesmo, com a vida, com as pessoas queridas, enfim, estar em equilíbrio.
Neste contexto, a qualidade de vida está sendo inserida no meio organizacional das empresas, local onde passamos a maior parte do nosso tempo. Um profissional saudável, que se sente bem no ambiente de trabalho, produz muito mais do que aquele que não se sente bem. E esta produtividade pode ser percebida tanto em termos qualitativos (melhor relacionamento, atendimento ao cliente, clareza mental, comunicação, motivação e confiança) como em termos quantitativos (aumento de vendas, redução de desperdícios e acidentes de trabalho).
A Formato, visando promover uma melhor qualidade de vida aos seus colaboradores, disponibiliza, semanalmente, sessões de massagem durante o período de trabalho. As sessões, previamente agendadas, são realizadas pela especialista em terapias corporais, Cláudia Brito.
Cláudia, que realiza este trabalho na Formato há dois anos, destaca que o programa tem uma excelente receptividade. Ela explica que a massagem tem como objetivo o alívio de dores físicas e psicossomáticas, beneficiando todo o corpo e sistema nervoso autô nomo e central. “Através do alívio de tensões, as contrações musculares e constrições vasculares diminuem, permitindo que o sangue flua livremente, levando nutrientes e o oxigênio necessário a todos os órgãos e tecidos do corpo".
A especialista informa que da prioridade no atendimento às necessidades mais urgentes, como torcicolo, dores musculares e na coluna. “Faço massagens relaxantes para amenizar as tensões do dia a dia e um trabalho preventivo para corrigir Vícios posturais e evitar lesões por esforço repetitivo”.
Uma boa postura e posições corretas de trabalho são essenciais para evitar dores no corpo, afirma a especialista.

“Antes de ser um trabalho terapêutico, este é um trabalho educacional. Faç o orientaç ões sobre postura, alongamento e mudanças nas atividades diárias”.
Cláudia elogia o programa, oferecido pela Gráfica Formato. “Esta é uma das poucas empresas que investe nesse projeto, muito importante para o bom desempenho dos seus colaboradores. Esta ação tem um efeito bastante positivo, pois mostra que a Formato se preocupa com seus colaboradores. Eles sentem que são cuidados e que são importantes para a empresa". Para Rodrigo, coordenador da pré-impressão, esta ação da Formato direcionada para a saúde dos colaboradores é muito bem aceita por todos. “Procuro fazer a massagem sempre que posso e acho muito bom, porque além da massagem faço acupuntura e tenho obtido excelentes resultados relacionados ao stress. A Cláudia é uma excelente massagista e como já faço massagem com ela há dois anos, tenho percebido uma evolução profissional muito grande. Acho que a acupuntura agrega qualidade de vida para nós colaboradores da Gráfica Formato”.
É bom saber:
A prática da massagem traz muitos benefícios ao corpo. Melhora a percepção e sensibilidade, amplia a consciência corporal, aumenta a sensação de bem-estar, auxilia na perda de peso, diminui a ansiedade e acelera o processo de cura nos casos de dores e contusões. Em algumas situações Cláudia Brito utiliza a técnica da auriculoacupuntura, um tratamento de acupuntura (sementes na orelha), para aprofundar os benefícios da massagem, relaxando partes específicas do corpo para equilibrar níveis de stress (insô nia, ansiedade e cansaço).
www.000webhost.com